quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Governo lança plano ousado para promover produção e consumo sustentáveis



http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=243;

Um conjunto de ações articuladas, que prometem uma revolução nas relações de consumo no Brasil, está em consulta pública no site do MMA de 21 d setembro até 11 de novembro de 2010.

22/09/2010

Nos próximos três anos, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai trabalhar em conjunto com diversos atores para promover mudanças em nossos padrões de produção e consumo. Os atuais padrões logo não serão compatíveis com os limites físicos do planeta e o Brasil precisa estar preparado. Para isso, o MMA pretende mexer até nas prateleiras dos supermercados.

Um conjunto de ações articuladas que prometem uma revolução nas relações de consumo no Brasil entra em consulta pública no site do MMA de 21 e setembro até 11 de novembro de 2010. Em estrita consonância com novos marcos legais, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as resoluções do Conama, o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) quer colocar na mesma mesa atores importantes do governo, do setor produtivo e da sociedade civil para mostrar que responsabilidade socioambiental dá lucro e ajuda a mover o país em direção ao desenvolvimento sustentável.

"Vamos convocar a sociedade! A ideia é sair da zona do conforto e agir imediatamente", avisa a secretária da Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, responsável também pela campanha Saco é um Saco, que já retirou dos supermercados 800 milhões de sacolas plásticas potencialmente nocivas ao meio ambiente. Como foi formulado, o Plano é um "guarda-chuva" de programas governamentais e ações do setor privado e da sociedade civil previstas e em curso, uma agenda positiva para mostrar os esforços que o governo e a sociedade estão fazendo. A idéia central do Plano é a articulação entre essas iniciativas, de maneira a fomentar a mudança para padrões mais sustentáveis de produção e consumo.

O novo plano está disponível para contribuições durante o período de consulta pública, que urará 45 dias, no site www.mma.gov.br/ppcs <http://www.mma.gov.br/ppcs>.

"A vida das pessoas vai ser afetada diretamente, por isso pedimos que elas participem, por meio de suas organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos",solicita Samyra. As sugestões serão analisadas pelo Comitê Gestor do Plano e podem fazer parte do documento final, que estará pronto ainda este ano. O Plano pretende que o consumo consciente deixe de ser visto
como "alternativo" e passe de segmento de mercado à regra geral.

Com seis prioridades selecionadas para o primeiro ciclo, previsão de prazos e sob constante acompanhamento, o plano está previsto para ser implementado em três anos (2011-2013). As prioridades inicialmente selecionadas são: educação para o consumo sustentável, construções sustentáveis, agenda ambiental na administração pública (A3P), vrejo e consumo sustentáveis, compras públicas sustentáveis e aumento da reciclagem de reíduos sólidos.

O PPCS é fruto da constatação de que o consumidor brasileiro está cada vez mais atento à questão da sustentabilidade. Pesquisas de diversos institutos revelam que, se pudesse escolher, considerando preço e qualidade, o brasileiro preferiria produtos que não agridem o meio ambiente. Samyra reconhece as dificuldades em estabelecer novos padrões de produção e consumo, mas acredita que com informações suficientes e produtos chegando às prateleiras dos supermercados a preços acessíveis e com responsabilidade ambiental comprovada, as mudanças podem começar no curto prazo.

É esta a análise que faz com que a espinha dorsal do Plano seja a articulação entre os diversos setores da sociedade brasileira para ampliar o mercado de produtos sustentáveis e promover a mudança de hábitos de consumo.

Serviço:
Consulta Pública do Plano de Ação para Produção e Cnsumo Sustentáveis:
www.mma.gov.br/ppcs <http://www.mma.gov.br/ppcs>
Endereço eletrônico institucional: ppcs@mma.gov.brppcs@mma.gov.br>



quinta-feira, 23 de setembro de 2010








Gente..

vamos ajudar esse projeto maravilhoso que é o Tudo sobre Plantas a poder continuar exercendo suas atividades!!
Para quem não teve a oportunidade de conhecer, dá uma olhadinha no blog e no site, é bem interessante messssssssmo!
Para ajudar basta se cadastrar no grupo de discussão do projeto, que está alocado no yahoo grupos. É gratuito, simples, e vc ainda recebe informações interessantíssimas sobre o fantástico mundo das plantas!!!! O projeto precisa de 2000 cadastros, vamos ajudar a divulgar à adesão ao grupo!!!!Não deixemos iniciativas maravilhosas como essa deixarem de acontecer por dificuldades de manutenção!!!

http://br.groups.yahoo.com/group/tudosobreplantas/



Fim de uma etapa do Projeto Tudo sobre Plantas

Pois é, pessoal, tudo que é bom dura pouco e/ou acaba.
Até que durou bastante, não é? Durante esses 8 anos o projeto tentou de todas as formas manter-se online, seja através de doações ou assinaturas, mas infelizmente o projeto não está conseguindo manter-se somente com as assinaturas.

Se conseguirmos aumentar substancialmente o cadastramento de novos participantes (a meta mínima é de 2000 participantes) em nosso grupo de estudos, a partir do final de novembro de 2010 o projeto Tudo Sobre Plantas passará a aceitar novamente cadastros gratuitos. A fonte principal de verba para manutenção do projeto se dará através da compra de cotas de publicidade pelas empresas interessadas em manter o projeto.

Mas, para que possamos chegar nessa próxima etapa, precisamos de sua ajuda.

Preciso que vocês divulguem o Grupo de Estudos sobre Plantas (não paga nada é público e gratuito!): http://br.groups.yahoo.com/group/tudosobreplantas/

É importante frisar isto: a participação no grupo de estudos é feita mediante cadastro no Yahoo!grupos e é TOTALMENTE GRATUITA.

Precisamos de mais participantes em nosso grupo de estudos e TODOS que gostem de plantas podem ser convidados. Amigos, parentes, colegas de faculdade, de trabalho, vizinhos…

Chamem todos para participarem e indiquem o endereço do grupo. Vale publicar em blogs, postar comentários, mandar email para os amigos, publicar no mural da faculdade, avisar em lojas de plantas…

Eis uma sugestão de mensagem para ser repassada aos amigos:
“Você gosta ou quer aprender sobre plantas? O portal Tudo Sobre Plantas precisa de mais participantes em seu grupo de estudos para tornar-se gratuito.

Para se cadastrar, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/tudosobreplantas/

Você pode se cadastar enviando email para: tudosobreplantas-subscribe@yahoogrupos.com.br

Para manter-se informado, acesse:
https://twitter.com/tsplantas”

A próxima etapa depende somente de vocês. Se precisarem de cartazes ou panfletos basta entrar em contato diretamente comigo, ok?

Abraços!
Anderson C. Porto
RJ / Brasil (21) 9688-9521
\|/ Comunidade Tudo Sobre Plantas \|/
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
http://www.tudosobreplantas.com.br
http://blog.tudosobreplantas.com.br
http://forum.tudosobreplantas.com.br
http://galeria.tudosobreplantas.com.br
https://twitter.com/tsplantas
“Sonhar, sem fazer dos sonhos teus senhores” (Rudyard Kipling)



Feiraaaaaaaaaa!!!

Feiraaaa!!!
Compareçam e sejam consumidores conscientes!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Manifesto pelos fitoterápicos

O uso das plantas como medicina preventiva é provavelmente tão antigo quanto a própria humanidade. Há séculos, nossos ancestrais vem utilizando – as como ervas terapêuticas sob a forma de óleos, compressas, tinturas chás e inalações. Mesmo as preparação farmacêutica tais como os extratos, pomadas e cápsulas utilizam como matéria-prima o principio ativo das plantas.

A série que o Dr. Dráuzio Varella tem apresentado no Fantástico vem fornecendo informações destoantes com a real utilidade dos fitoterápicos - medicamentos naturais. Material jornalístico de quinta categoria, falseante e completamente tendecioso. Atestado de favoritismo à Indústria farmacêutica que fatura milhões em cima de doenças que são frutos de uma política que pouco está interessada em estimular o consumo de alimentos livres de agrotóxicos, o consumo de um ar limpo, um saneamento básico e uma medicina preventiva e alternativa. Tudo isso porque essa atitudes não estão de acordo com o capitalimo que movimenta contas bilionárias recheadas de dinheiro sujo, ganho em cima da dor de quem adoece. Não necessitamos da indústria farmacêutica! Temos a prevenção e a cura na própria natureza!!!


Os fitoterápicos há tempos são utilizados e há tempos já existem pesquisas que comprovam a eficiência dos mesmos. Cito um conterrâneo, o qual pessoalmente cultivo a maior admiração: o professor Francisco José de Abreu Matos, criador do Projeto Farmácias Vivas e idealizador do Laboratório de Produtos Naturais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Referência nacional e internacional no estudo de plantas medicinais, foi um incansável pesquisador na área de Fitoterapia, tendo já recebido homenagens dentro e fora da academia, no Brasil e no Exterior.

Em favor das plantas medicinais e do direito de resposta do Prof. Frazão, posto abaixo links de matérias do blog Tudo sobre Plantas que contextualiza toda a polêmica que envolve o discurso que a Rede Globo tem feito dos fitoterápicos. Segue primeiramente o link da matéria exibida no Fantástico no dia 12/09 e em seguida o direito de resposta do Dr. Frazão.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1618463-15605,00-QUIMICO+DO+MA+RECEITA+EXTRATO+DE+GRAVIOLA+PARA+TRATAR+CANCER.html

http://www.youtube.com/watch?v=Lb5WYdWCPwU

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/2010/08/18/drauzio-varella-e-a-fitoterapia-no-brasil/

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/2010/08/24/fitoterapicos-presidente-do-cff-questiona-drauzio-varella-medico-responde/

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/2010/08/26/manisfesto-a-favor-da-fitoterapia/

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/2010/08/26/varios-comentarios-selecionados-sobre-a-reportagem-da-epoca/

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/2010/08/27/a-polemica-das-plantas/

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/2010/08/28/alanac-rebate-declaracoes-de-drauzio-varella-sobre-fitoterapicos/

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/2010/08/31/resposta-ao-fantastico/

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/2010/08/31/em-defesa-da-medicina-chinesa/

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/2010/09/04/unisul-naturologos-rebatem-drauzio-varella/



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mais feira neste sábado!!!



Este sábado, dia 11/09, tem mais Feira na Praça da Gentilândia!!

Realizada pelo grupo de consumidores responsáveis e pelos agricultores agroecológicos da região de Baturité, a feira acontece de 07h às 12h.

Além da feira, outras atividades estarão acontecendo, como o piquenique vegetariano, oficina de alimentação viva e intervenções artísticas! Destaque para a oficina de eco-comunicação, que se propõe a usar a criatividade e construir a identidade visual da Feira a partir da utilização dos mais diversos materiais, como linhas, caixas, lápis, cores, recortes, imagens diversas e uma infinidade de recicles (recursos que, isoladamente, não teriam tanta valia). Um maravilhoso momento para expressar e permitir o livre pensamento em relação a FEIRA Agroecológica!
Vale a pena conferir!!


Pelo consumo responsável e consciente!
Por uma alimentação livre de agrotóxicos e modificações genéticas!
Viva a saúde!

Veja o blog do grupo: http://consumidoresresponsaveis.blogspot.com/


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Campanha Nacional pelo limite da prpriedade de terra, voce ja conhece??

Voce já conhece essa idéia?

Criada em 2000 pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), a Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra: em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar, é uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais. Áreas acima dos 35 módulos seriam automaticamente incorporadas ao patrimônio público.

O módulo fiscal é uma referência, estabelecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que define a área mínima suficiente para prover o sustento de uma família de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Ele varia de região para região e é definido para cada município a partir da análise de várias regras, como por exemplo, a situação geográfica, qualidade do solo, o relevo e condições de acesso. A aprovação da emenda afetaria somente pouco mais que 50 mil proprietários de terras.

A introdução desta medida resultaria numa disponibilidade imediata de mais de 200 milhões de hectares de terra para as famílias acampadas, sem despender recursos públicos para a indenização dos proprietários. Esses recursos são hoje gastos em processos desapropriatórios e que poderiam ser empregados no apoio à infra-estrutura, ao crédito subsidiado e à assistência técnica para os assentamentos.

De acordo com os últimos dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2006, no Brasil, 2,8% das propriedades rurais são latifúndios e ocupam mais da metade de extensão territorial agricultável do país (56,7%). Em contrapartida as pequenas propriedades representam 62,2% dos imóveis e ocupam apenas 7,9% da área total.

Vale lembrar que mais de 70% dos alimentos produzidos para os brasileiros provém da agricultura camponesa, uma vez que a lógica econômica agrária tem como base a exportação, principalmente da soja, da cana-de-açúcar e do eucalipto. O Brasil tem a segunda maior concentração da propriedade fundiária do planeta.

Diante da realidade do campo, vários segmentos sociais se mobilizam para conquistar seus direitos. O papel da Campanha é exigir a obrigação do Estado em garantir esse direito à propriedade da terra a todos os brasileiros e brasileiras que dela tiram seu sustento. Além disso, a Campanha também está engajada na luta contra o agronegócio e o hidronegócio no Brasil, que destroem o meio ambiente, a biodiversidade e desabrigam milhares de trabalhadores rurais, quilombolas, indígenas e comunidades ribeirinhas.