terça-feira, 30 de novembro de 2010

Feiras Agroecológicas do Benfica em Dezembro



Programação:

04/12
"Desafiando o Lixo" - Artesanato com materiais recicláveis, com Ray Ferreira (INEC)
Práticas Corporais
Feira de Trocas

18/12
Confraternização do Grupo de Consumidores Responsáveis
Práticas Corporais
Feira de Trocas

Traga suas garrafas Pet e caixas Tetrapark (leite e suco)

Informações: http://consumidoresresponsaveis.blogspot.com

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Eco Arte Cultura no Centro Cultural Dragão do Mar


A Edição 2010 do Eco Arte Cultura vai destacar diversas expressões artísticas com a temática do meio ambiente e sustentabilidade. O evento é mais uma iniciativa do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), e acontece nos dias 25,26 e 27 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O Eco Arte Cultura vai reunir ambientalistas, educadores, cientistas, organizações públicas e privadas, entidades culturais, estudantes e interessados nas questões ambientais.

A programação gratuita reúne uma série de oficinas com os seguintes temas: Alimentação Viva, Qualidade da Água na Visão da Saúde Pública, Computadores Metareciclados, Vassouras Pet, Carteiras Tetra Park, Almofadas Ecológica, Bijuteria Natural, e outros.

O Eco Arte Cultura vai apresentar, ainda, exposições de arte, intervenções audiovisuais, apresentações musicais, de dança, teatrais, mostra de artes visuais.

As crianças também têm espaço garantido e poderão curtir o Eco Arte Criança, que este ano vai apresentar o grupo A Cura do Planeta, com apresentações em todos os dias do evento.

Duas palestras serão apresentadas durante o Eco Arte Cultura 2010. O coordenador da FUNASA, Pedro Villar, vai falar sobre “Qualidade da água e preservação dos recursos hídricos” e o secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho, ministrará a palestra “Natureza é Cultura”.

SHOWS

O público irá conferir uma programação musical bastante eclética. O Eco Arte Cultura, este ano, mescla diferentes estilos e ritmos. Na primeira noite, tem apresentação da banda Syntagma ( músicas produzidas na época medieval, barroca e renascentista com ritmos atuais), além do grupo Metalira e do Grupo Vocal Ecoar do IBAMA.

Teatro, dança, Coral da COELCE, a banda Ska Brother (que mistura o calypso, jazz e o rhythm and blues americano) e o grupo Sobrajazz animam a segunda noite do festival.

A “Uirapuru Orquestra de Barro”, de Cascavel, e o quarteto da Marimbanda encerrarão a programação do Eco Arte Cultura.

SOBRE O ECO ARTE CULTURA

O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2005 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento, o evento torna-se uma iniciativa própria visando divulgar através de trabalhos e projetos artísticos, pedagógicos e culturais a importância da preservação da natureza. No evento, arte, cultura e meio ambiente dialogam com a sociedade para juntos criarem espaços de disseminação de ideias ecológicas, visando à melhoria da qualidade de vida.

ECO ARTE CULTURA 2010
Data: 25,26 e 27 de novembro
Horário: A partir das 8h
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, SESC SENAC Iracema e Teatro da praia.
Inscrições Gratuitas
Informações: www.ihab.org.br ou pelos telefones 3262 1559 / 3262 1175 / 8674 1559

Fonte: Jornal O Estado / 23.11.2010

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Projeto itinerante da SOS Mata Atlântica chega a Fortaleza nesta semana


Os moradores da capital cearense têm, a partir dessa semana, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Mata Atlântica, hábitos sustentáveis e meio ambiente, de forma divertida. O projeto "A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante" está chegando a Fortaleza para promover diversas atividades gratuitas e voltadas para todos os públicos, como palestras, oficinas, jogos educativos, monitoramento da água do Rio Cocó, exibições de filmes e de maquetes, exposições, entre outras.

O caminhão adaptado pela SOS Mata Atlântica ficará em Fortaleza por duas semanas, funcionando de quarta a domingo. Na primeira semana, de 24 a 28 de novembro, o projeto estará estacionado na Praça Jonas Gomes de Freitas (em frente ao North Shopping) com atividades das 11h às 20h no primeiro dia e das 10h às 20h nos demais, com encerramento às 18h no domingo (28/11). Na segunda semana, de 1° a 05 de dezembro, o caminhão seguirá para o Parque Ecológico Rio Branco, com atividades também das 11h às 16h no primeiro dia e das 10h às 16h nos demais.

Apesar da cobertura original da Mata Atlântica em Fortaleza ter sido reduzida de 64% para apenas 5%, a população ainda pode evitar que o desmatamento continue a ocorrer começando pelo local onde vive. "As pessoas precisam conhecer como e porque devemos contribuir para a redução do desmatamento. Além disso, a população deve ter a consciência de que uma pequena ação pode fazer a diferença na vida de muitas outras pessoas", comenta a coordenadora do projeto, Camila Plaça, que destaca também que as pessoas devem cobrar das autoridades locais uma fiscalização mais rígida e a criação de mais projetos contínuos e efetivos em prol da conservação ambiental.

A exposição itinerante tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e apoio local da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM), North Shopping Fortaleza, Fundação Mata Atlântica Cearense, Associação Caatinga e Associação Asa Branca. Escolas e grupos interessados podem agendar visitas monitoradas ao projeto, através do email itinerante@sosma.org.br. A programação completa está disponível no portal e os relatos da equipe itinerante podem ser conferidos no blog da SOS Mata Atlântica. Em dois anos de projeto, o caminhão já viajou por mais de 60 cidades brasileiras em 17 estados.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Semam apresenta diagnóstico do plano de manejo da Sabiaguaba




Plano será apresentado neste sábado (20/11)

A Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretária de Meio Ambiente e Controle Urbano, Semam, convida a todos para participar do Seminário de apresentação do Diagnóstico do Plano de Manejo das Unidades de Conservação de Sabiaguaba. O evento será realizado pela Semam, Fundação Centro de Educação Popular em Defesa do Meio Ambiente – CEPEMA e Universidade Federal do Ceará – UFC/Depto. de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia. O diagnóstico vai ser apresentado na Escola Municipal Eduardo Pinheiro Campos, rua Muriú,500, Sabiaguaba, sábado, (20), às 9 horas.

O Plano de Manejo da Sabiaguaba pretende traçar normas que orientem a ocupação sustentável do local. A ideia é transformar o bairro no primeiro ecológico da Capital. Hoje, o local ainda sofre com o desmatamento. A Sabiaguaba, em breve, se transformará no primeiro bairro ecológico da Capital. O anúncio foi feito pelo titular Seman, Deodato Ramalho, durante a abertura do Seminário Internacional de Serviços Ambientais e Planejamento Urbano, realizado em Fortaleza.

Depois da criação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Sabiaguaba e do Parque Natural Municipal das Dunas no local, em 2006, o Plano de Manejo, que deve ser concluído em fevereiro do próximo ano, instituirá normas para a ocupação sustentável do espaço.

Atualmente, segundo o geógrafo Jeovah Meireles, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o bairro ainda sofre com problemas decorrentes da ocupação irregular.

A impermeabilização do solo, a falta de saneamento básico e o desmatamento da mata ciliar são apontados como os principais questões da APA. A ideia do bairro ecológico é barrar tudo aquilo que degrada o espaço e proteger os diversos ecossistemas da Sabiaguaba.

Com a conclusão do Plano de Manejo transformará o local no primeiro bairro ecológico da Capital. Com isso, a APA de Sabiaguaba e o Parque Natural das Dunas vão ser protegidos pelo poder público e pela comunidade. A ideia é ocupar as áreas permitidas, de forma sustentável.

Conforme explicou o secretário do Meio Ambiente, Deodato Ramalho, a Prefeitura já tem avançado na preservação do espaço. No Parque das Dunas, por exemplo, a vigilância é permanente, pois não pode haver nenhum tipo de intervenção no local. Quando a Sabiaguaba for
considerado bairro ecológico, as visitas ao parque vão ser organizadas, exclusivamente para ecoturismo e pesquisas científicas.




Saiba mais

Em 12 de fevereiro de 2006, a prefeita Luizianne Lins assinou o Decreto de Criação do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Sabiaguaba.

Pelo Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), após a criação das áreas de proteção, o Município tem que, obrigatoriamente, concluir um Plano de manejo em cinco anos para orientar a ocupação sustentável dos espaços.

No parque, não é possível haver nenhum tipo de intervenção. Quando Sabiaguaba for transformada em bairro ecológico, o espaço ficará disponível para ecoturismo e pesquisas científicas. O Município é responsável por administrar o parque e fazer a fiscalização. O parque
conta com aproximadamente 470 hectares de extensão. Cerca de 17 mil pessoas vivem atualmente na APA.

Serviço

Data:20.11.10
Local:Escola Municipal Eduardo Pinheiro Campos, rua Muriú,500, Sabiaguaba
Horário: 9 horas

Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/semam/index.php?option=com_content&task=view&id=171