sábado, 29 de maio de 2010
Educação Ecológica
Fritjof Capra diz que “uma comunidade humana sustentável terá que ser planejada de maneira tal que os seus estilos de vida ,tecnologias e instituições sociais respeitem, apóiem e cooperem com a capacidade inerente da natureza de manter a vida” Ou seja, a base para essa mudança é o cultivo de valores e atitudes baseadas num paradigma sistêmico por permitir a visão do todo, ao mesmo tempo em que estimula uma postura ambientalmente responsável. Isto porque uma vez internalizados, novos valores e atitudes tornam-se práticas cotidianas.
Dessa forma a educação se configura com o principal instrumento para o estabelecimento concreto dessa mudança principalmente se esta é intencionalmente direcionada para o ensino de práticas sustentáveis.
A educação ecológica é uma pedagogia que facilita esse entendimento por ensinar os princípios básicos da ecologia e, com eles um profundo respeito pela natureza viva, através de uma abordagem multidisciplinar baseadas na experiência e na participação. O envolvimento de crianças nesse processo é fundamental para o sucesso a longo prazo dos esforços para a sustentabilidade.
A compreensão sistêmica da vida que hoje está assumindo a vanguarda da ciência baseia-se na compreensão de três fenômenos básicos: o padrão
básico de organização da vida é o da rede ou da teia: a matéria percorre ciclicamente a teia da vida; todos os ciclos ecológicos são sustentados pelo fluxo constante de energia proveniente do sol. Esses três fenômenos básicos são exatamente os fenômenos que as crianças vivenciam, exploram e entendem por meio de experiências diretas com o mundo natural (CAPRA, 2006). Assim, a criança passa a compreender que é parte integrante da teia da vida proporcionando um senso de pertencimento, ponto fundamental para o sucesso dos esforços em busca da sustentabilidade.
A educação ecológica deve construir-se sobre a curiosidade natural das crianças e sobre o entusiasmo pela exploração, com metodologias que descubram a natureza pela ciência, matemática, leitura, escrita, estudos sociais e arte.
Dentre as diversas possibilidades metodológicas no ensino da pedagogia ecológica a criação e manutenção de hortas nas escolas têm se mostrado bastante apropriada, pois quando passam a fazer parte do currículo escolar, as crianças aprendem sobre alimentação, sobre matemática, biologia, física, química através dos ciclos de plantio, cultivo, colheita, compostagem e reciclagem. Estimulando, dessa forma, tanto o entendimento intelectual da ecologia como a criação de vínculos emocionais com a natureza, pois o contato com a Mãe Terra passa ser cotidiano, próximo, natural.
Aqui no Ceará,uma bela experiência realizada em três escola de Ubajara por Fernanda Freire(permacultora ,fotógrafa e consultora em Agricultura Biodinâmica)demonstra que é possível introduzir a educação ecológica na realidade escolar.È sobretudo uma ação ética para com o mundo e a esperança de que deixaremos filhos melhores para o planeta.Parabéns ,Fernanda!Eu,como mãe,te agradeço profundamente!
Para saber mais : http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_263229.shtml
Postado por Luciana Campos,mãe de Clarissa e Jasmin
terça-feira, 25 de maio de 2010
Programação da Semana do meio Ambiente.
Saudações a todos!! divido aqui com toos vocês a programação da Universidade Federal do Ceará para a Semana do Meio ambiente, com o tema deste ano: Conhecer para preservar. destaque para a palestra da Rosa da fonseca juntamente com nossa ex-prefeita Maria Luiza, bom proveito a todos.
UNIVERSIDADEE FEDERAL DO CEARÁ
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO-PREX
31 de maio a 5 de junho de 2010
VIII Semana de Meio Ambiente – Conhecer para Preservar
Programação
31 DE MAIO
- Abertura da Semana - Manhã
- Apresentação do coral Verso de Boca
- Boas vindas do Pró Reitor de Extensão
- Palestra - Educação Ambiental Aplicada em Comunidades Tradicionais/ Palestrante: Profa. Adryane Gorayeb Depto. de Geografia / Local: Auditório Castelo Branco ( Reitoria ) - Horário: 9h
- Oficinas:
Reciclagem Corporal / Mente – Corpo
Alba Crisóstomo,Coordenadora do Projeto Carrossel de Reciclagem / Local: Museu de Arte da UFC- MAUC - Horário: 14 h às 17 h
Educação Ambiental : A ÀGUA NO SECULO XXI / Local: Depto. de Geografia-Bloco 911 - Campus do Pici - Horário: 14h às 17h
Oficina de consumo consciente e gestão de resíduos: repensando nosso papel...plástico, metal, vidro / Local: Depto. de Psicologia - Sala de Grupo - Horário: 16h às 18h
- Exposição:
- Jogos de tabuleiro com materiais reciclados - Alba Crisóstomo,Coordenadora do Projeto Carrossel de Reciclagem / Local: Pátio da Rádio Universitária - Período: 31 de maio , 1 e 2 de junho.
- Distribuição de Mudas / Local: Pátio da Rádio Universitária - Período: 31 de maio a 5 de junho
- Palestra - Impactos Sócio Ambientais e a Emacipação Humana / Palestrantes: Profª. Rosa da Fonseca , Profª Maria Luiza Fontenele / Local: Auditório José Albano - Horário: 19h às 21h
1 DE JUNHO
- Exposição de Artefatos Indígenas do Brasil / Local: Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos/ Depto. de Geografia, Bloco 911 - Horário: 11h às 16h
- Oficina:Reciclagem de caixa de leite ( tetra pak)/ Alba Crisóstomo - Coordenadora do Projeto Carrossel de Reciclagem / Local: Museu de Arte da UFC- MAUC - Horário:14h às 17h
- Campus do Pici - Centro de Ciências:
11h às 14 h – Exposição do PET Química (produtos feitos com materiais recicláveis). Local: Saguão do Centro de Ciências – Pici (em frente ao RU).
11h às 14h – Exposição do projeto PROGERE/FEAAC. Local: Saguão do Centro de Ciências – Pici (em frente ao RU)
11h às 16 h – Exposição do Tecendo Redes (Poemas e Árvores). Local: Saguão do Centro de Ciências – Pici (em frente ao RU)
14h às 16 h – Oficina do Açude Vivo (reciclagem de PET, Tetra-Pack e outros resíduos). Local: Saguão do Centro de Ciências – Pici (em frente ao RU)
14h às 16 h – Oficina do Tecendo Redes (Conhecendo a Avifauna do Campus do Pici). Local: Saguão do Centro de Ciências – Pici (em frente ao RU)
14h às 16 h – Visitação ao NUROF/Biologia (Serpentes). Campus do Pici - Bloco 905.
16h às 17h – Caminhada do Açude Vivo (Vamos Cuidar do Açude Santo Anastácio! / saindo do Centro de Ciências, passando pelos cursos de Geografia, Matemática, Estatística, Computação, Física, Química e Biologia, em direção ao Açude Santo Anastácio).
17h – Evento Cultural na parede do Açude Santo Anastácio
- Mesa Redonda - Crise Socioeconômica e Ambiental: o que propõe a Ecoeconomia? / Palestrantes: João Alfredo Telles Melo (Vereador do PSOL e Professor da FA7) ; Prof. Aécio Alves de Oliveira; Coordenação: Profª. Maria Isabel de A. Furtado / Local: Auditório Prof. Geraldo Nobre, FEAAC: Avenida da Universidade, nº 2.431, Benfica- Horário: 18h30
- Palestra - Certificação Verde na Construção Sustentável / Palestrantes: Engº. Thomaz Nunes Cavalcante Neto (Depto. Engenharia Elétrica - UFC) / Local: Sede do CREA - CE - Rua Castro e Silva nº 81, Centro - Horário: 08h30
2 DE JUNHO
- Palestra - Astronomia Agrícola: Um paradigma para a Agricultura Natural / Palestrante: Pesquisador Dr. João Batista Santiago Freire (Depto. Fitotecnia - UFC) / Local: Sede do CREA – CE - Rua Castro e Silva nº 81 Centro - Horário: 10h 30min
- Exposição - Poemas e Avefauna do Campus do Pici/ Local: Pátio da Rádio Universitária - Horário : 9 h
- Mesa Redonda - Desenvolvimento Econômico Sustentável: Possibilidades e Limites / Palestrantes: Prof. Assuero Ferreira ; Prof. José de Jesus Sousa Lemos; Coordenação: Prof. Agamenon Alves de AlmeidaLocal: Auditório prof. Geraldo Nobre, FEAAC - venida da Universidade, nº.2.431, Benfica - Horário: 18h 30 min.
Colcha de Retalhos
Uma das partes da minha colcha começou a ser costurada quando a Maloca se formou!"
Domingo feliz!!!
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Curso de Bioconstrução Popular Bicho do Mato - Maio de 2010
Abaixo seguem fotos do Curso e link para a página do Bicho do Mato na net. http://www.ecocentrobichodomato.org/
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Quarta Edição da feira Agroecológica do Benfica. Imperdível.
FEIRA AGROECOLÓGICA NO BENFICA FORTALECE AGRICULTURA FAMILIAR
Acontece neste próximo sábado (22/05), das 7h às 12h, na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, a quarta Feira Agroecológica de Consumidores Responsáveis.
O objetivo da feira é estimular a venda e o consumo de produtos agroecológicos advindos da agricultura familiar do interior do Ceará, além de promover um espaço de diálogo sobre consumo responsável através de oficinas e atividades culturais.
Para esta feira estarão previstos pic nic vegetariano organizado pelo Movimento Vegetariano de Fortaleza e a coleta seletiva de resíduos sólidos da praça. Além disso, o grupo de consumidores responsáveis estará promovendo uma campanha de arrecadação de garrafa PET para produção de vasos de hortaliças e plantas medicinais que está sendo organizado pelo grupo.
A feira é pioneira ao incentivo de consumo de produtos agroecológicos no município de Fortaleza. Vale lembrar ao consumidor que ele deverá levar suas sacolas retornáveis.
Grupo de Consumidores Responsáveis do Benfica
A idéia da feira surgiu por um grupo de pessoas de diversas instituições e entidades que vem se reunindo desde janeiro de 2010 com o objetivo de fomentar atividades de educação ambiental, a fim de sensibilizar a população a viver de forma mais saudável para uma alternativa de consumo sustentável e responsável.
A ação faz parte de organizações como Associação Civil Alternativa Terrazul, Instituto Kairós, Centro de Pesquisa e Assessoria (Esplar), CURA DO PLANETA ONG Casa Jaya, Rede Cearense de Economia Solidária, Agricultores Familiares das Bases de Serviço com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, NAVE, Prefeitura Municipal de Fortaleza e moradores do Benfica.
Feira Agroecológica de Consumidores Responsáveis
Quando: 22/05
Horário: das 7h às 12h
Onde: Praça da Gentilândia – Bairro Benfica – Fortaleza – CE
Levar: sua sacola retornável e garrafas PET para a campanha de produção de Vasos de plantas medicinais
Mais informações:
Site do Terrazul: www.alternativaterrazul.org.br
Site do Instituto kairós:http://www.institutokairos.net/
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Saiba mais sobre a Permacultura.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Palestra/debate com integrantes da Atlantic Rising. ONG que estuda os efeitos da subida dos Oceanos. Muito interessante!!
O material produzido será usado em artigos, documentários curtas e longas metragem e programas de rádio, os quais serão produzidos durante toda a expedição. Além disso a ONG também desenvolve projetos em escolas dessas comunidades acerca das mudanças nas vidas das pessoas e migrações.
Em uma oportunidade no mínimo interessantíssima, teremos uma palestra debate com integrantes desta ONG na próxima terca feira, dia 11 de Maio, na Berlitz School, as 19:00 horas. Na oportunidade se falará um pouco dessas conseqüências em nosso litoral e terá um debate.
A Berlitz School fica na Av. Rui Barbosa 2131 , Aldeota. Para maiores informações contato através dos fones 3264-5968 ou 81050205 (Alexandre).
Conheça A Atlantic Rising : http://www.atlanticrising.org
Forte abraço a todos.
terça-feira, 4 de maio de 2010
Curso de Design em Permacultura(PDC) no Ceará.
O Instituto de Permacultura Social Carnaúba, sediado na cidade de Sobral à rua Dr. João do Monte 917, está ofertando 15 vagas para curso de Design em Permacultura (PDC) a ser realizado na cidade de Viçosa do ceará entre os dias 3 e 11 de Julho deste ano com 72 horas/aula
Os facilitadores do curso serão Jorge Timmemann, Biólogo, Permacultor há 13 anos, com diploma de Permaculture Teacher; e Suzana Martins Maringoni, Educadora e Permacultora desde 2002. Ambos fundadores da Rede permear e da Estação de permacultura Yvy Porã( Casa da montanha).
O Curso é uma oportunidade imperdível pra quem ainda não tem o PDC, e tem interesse no mesmo. Para maiores informações entrar em contato com os organizadores do curso através dos endereços virtuais contidos no cartaz acima.Forte abraço a todos sem exceção.