segunda-feira, 19 de julho de 2010

Reciclar e reduzir o IPTU




"As ações de coleta seletiva de lixo podem gerar redução de impostos.
Os condomínios que fizerem parte da iniciativa recebem incentivo de 5% no IPTU desde que pelo menos 60% dos condôminos contribuam separando lixo seco (reciclável) de úmido (orgânico).


Separando o lixo seco reciclável para o recolhimento das associações de catadores do úmido (orgânico), levado pela Ecofor, os condôminos do residencial Manuela Mendes no bairro de Fátima não apenas ajudam a cuidar do meio ambiente, mas têm redução de impostos. O condomínio é um dos mais de 100 que já aderiram à coleta seletiva de lixo.


Os condomínios comerciais e residenciais que quiserem participar da iniciativa terão uma redução de 5% no Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU). Para ser contemplado, é necessário que pelo menos 60% dos condôminos contribuam e que cada um dos apartamentos ou salas comerciais tenham seu cadastro específico na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) para determinar a quantidade de lixo devida.
A separação de materiais recicláveis já existe desde 2004 quando a educadora ambiental Rosalba Fernandes, que mora no prédio, começou a fazer um trabalho de conscientização. Os produtos são entregues a um agente ecológico (catador) que vai ao prédio todas as semanas.

Hoje, cerca de 95% dos 96 apartamentos já fazem a separação. Com a redução do IPTU, Rosalba acredita que mais pessoas devam aderir. “Todo mundo tem interesse de economizar”, completou. Segundo ela, se todos os apartamentos aderirem, a redução de R$ 18 por unidade gera uma economia de R$ 1,7 mil.

Destinação
Os resíduos precisam ser destinados a empresas que fazem reciclagem, conforme ponderou o assessor comercial do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos, Industriais do Ceará (Sindiverde), Pedro Paulo Carrero. Segundo ele, a principal dificuldade para o estabelecimento de empresas desse tipo em Fortaleza é a falta de sistematização de uma coleta seletiva. “O princípio básico para a indústria de reciclagem é a coleta seletiva bem estruturada que propicia um material limpo e menos lixo é encaminhado para o lixão”.

Segundo Carrero, a utilização do material reciclado é não apenas ambientalmente importante, mas também é economicamente vantajoso. O alumínio reciclado, por exemplo, chega a ser de oito a nove vezes mais barato que o material virgem. O plástico também é mais barato, mas as empresas de reciclagem chegam a perder 20% do material coletado com a limpeza. Os preços mais baratos, no entanto, não são repassados para o consumidor final. Se fosse exigido o repasse, segundo Carrero, não seria mais interessante para muitas empresas. “A ideologia de preservação do meio ambiente é importante, mas se não tiver o poder econômico por trás, não funciona”, justificou. De acordo com a bióloga Laércia Gretha Amorim Gomes é necessário rever a relação da população com os resíduos sólidos. Ela sugeriu que é necessário reduzir o consumo, pensar antes de comprar, reutilizar e fazer a separação de materiais.


E mais

Outra estratégia utilizada pela prefeitura para discutir a questão do lixo na cidade é fomentar o debate entre a comunidade, a academia e o poder público. Por meio do Pacto por Fortaleza - a cidade que queremos até 2020, as três esferas vão poder apresentar propostas para a problemática. O pacto conta com um eixo temático denominado Resíduos Urbanos e Geração de Renda."


Fonte:
http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/economia/2010/07/17/Internaeconomia,2021222/reciclar-e-reduzir-o-iptu.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário