segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Um brinde a água torneiral!

Pequenos confortos do dia-a-dia nem sempre são tão inofensivos quanto parecem. As garrafinhas descartáveis de água, por exemplo. Ao andar pela rua de sua cidade olhe ao redor. Repare quantas pessoas você pode ver com uma delas nas mãos.

O capitalismo sedento nos empurrou goela abaixo um produto industrializado que podemos consumir a qualquer hora diretamente das torneiras, ao menos nas principais cidades do país com tratamento básico eficiente. E é justamente nestas regiões onde as garrafinhas são mais consumidas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) dá conta de que o mercado das garrafas de água prospera com um crescimento anual de 12%. E que um litro da “água industrial” chega a ser 2.000 vezes mais cara do que a mesma quantidade da “torneiral” potável.

Em 2003, Ano Internacional da Água, a ONU publicou estudo afirmando que a indústria já faturava US$ 22 bilhões com quase 90 bilhões de litros de água vendidos no planeta. O estudo revelou não haver indícios de que a água mineral industrializada contenha mais nutrientes do que a água da torneira. Então porque gastamos dinheiro com elas?

A ONU disse ainda que 75% da água industrial é retirada de nascentes e aqüíferos subterrâneos. Isto quer dizer que, não demora muito, a exploração desmesurada dessas reservas pode comprometê-las seriamente.

Mais razões para deixar de beber água das garrafinhas? É só lembrar dos impactos ambientais que envolvem seu processo de fabricação: desde o uso de recursos naturais para a produção da embalagem plástica, até o gasto de mais água e energia para o envasamento, as emissões de gases no transporte e a quantidade de lixo que vai para os aterros, já que – ainda de acordo com a ONU – nem 10% das garrafas PET são recicladas em todo o mundo.

O problema das garrafinhas é o mesmo dos inconvenientes garrafões. No Brasil muitas das grandes empresas aboliram os bebedouros abastecidos com eles em favor de filtros e purificadores. Renomados restaurantes europeus também aderiram a essa opção. Em São Paulo há até uma iniciativa de incentivo à prática com o projeto Água na Jarra, apoiado pelos governos municipal e estadual.

Se todos esses argumentos ainda não convenceram, vá até a cozinha, pegue um copo de água da torneira e depois dê uma olhada no vídeo produzido pela ambientalista norte-americana Annie Leonard sobre o assunto.


http://www.youtube.com/watch?v=HvstiO93pUk&feature=player_embedded


Nenhum comentário:

Postar um comentário