sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Semam apresenta diagnóstico do plano de manejo da Sabiaguaba




Plano será apresentado neste sábado (20/11)

A Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretária de Meio Ambiente e Controle Urbano, Semam, convida a todos para participar do Seminário de apresentação do Diagnóstico do Plano de Manejo das Unidades de Conservação de Sabiaguaba. O evento será realizado pela Semam, Fundação Centro de Educação Popular em Defesa do Meio Ambiente – CEPEMA e Universidade Federal do Ceará – UFC/Depto. de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia. O diagnóstico vai ser apresentado na Escola Municipal Eduardo Pinheiro Campos, rua Muriú,500, Sabiaguaba, sábado, (20), às 9 horas.

O Plano de Manejo da Sabiaguaba pretende traçar normas que orientem a ocupação sustentável do local. A ideia é transformar o bairro no primeiro ecológico da Capital. Hoje, o local ainda sofre com o desmatamento. A Sabiaguaba, em breve, se transformará no primeiro bairro ecológico da Capital. O anúncio foi feito pelo titular Seman, Deodato Ramalho, durante a abertura do Seminário Internacional de Serviços Ambientais e Planejamento Urbano, realizado em Fortaleza.

Depois da criação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Sabiaguaba e do Parque Natural Municipal das Dunas no local, em 2006, o Plano de Manejo, que deve ser concluído em fevereiro do próximo ano, instituirá normas para a ocupação sustentável do espaço.

Atualmente, segundo o geógrafo Jeovah Meireles, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o bairro ainda sofre com problemas decorrentes da ocupação irregular.

A impermeabilização do solo, a falta de saneamento básico e o desmatamento da mata ciliar são apontados como os principais questões da APA. A ideia do bairro ecológico é barrar tudo aquilo que degrada o espaço e proteger os diversos ecossistemas da Sabiaguaba.

Com a conclusão do Plano de Manejo transformará o local no primeiro bairro ecológico da Capital. Com isso, a APA de Sabiaguaba e o Parque Natural das Dunas vão ser protegidos pelo poder público e pela comunidade. A ideia é ocupar as áreas permitidas, de forma sustentável.

Conforme explicou o secretário do Meio Ambiente, Deodato Ramalho, a Prefeitura já tem avançado na preservação do espaço. No Parque das Dunas, por exemplo, a vigilância é permanente, pois não pode haver nenhum tipo de intervenção no local. Quando a Sabiaguaba for
considerado bairro ecológico, as visitas ao parque vão ser organizadas, exclusivamente para ecoturismo e pesquisas científicas.




Saiba mais

Em 12 de fevereiro de 2006, a prefeita Luizianne Lins assinou o Decreto de Criação do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Sabiaguaba.

Pelo Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), após a criação das áreas de proteção, o Município tem que, obrigatoriamente, concluir um Plano de manejo em cinco anos para orientar a ocupação sustentável dos espaços.

No parque, não é possível haver nenhum tipo de intervenção. Quando Sabiaguaba for transformada em bairro ecológico, o espaço ficará disponível para ecoturismo e pesquisas científicas. O Município é responsável por administrar o parque e fazer a fiscalização. O parque
conta com aproximadamente 470 hectares de extensão. Cerca de 17 mil pessoas vivem atualmente na APA.

Serviço

Data:20.11.10
Local:Escola Municipal Eduardo Pinheiro Campos, rua Muriú,500, Sabiaguaba
Horário: 9 horas

Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/semam/index.php?option=com_content&task=view&id=171

Nenhum comentário:

Postar um comentário