domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dispensa da licença ambiental no estado do Ceara. Equivoco, imcompetência ou interesses pessoais do Gov. Cid Gomes?


Nesse mês de janeiro o estado do Ceará foi palco de uma verdadeira batalha política, envolvendo de um lado o já esfacelado e fraco meio ambiente do estado contra as mãos de ferro do progressos e dos grandes grupos imobiliários viciados em lucro a qualquer custo.

O governador Cid Gomes tentou aprovar projeto de lei que retirava a obrigatoriedade de licença ambiental emitida pela Semace em algumas obras do Governo do estado, ou consideradas "estratégicas" para o governo. Obviamente os critérios dessa análise do que é ou não estratégico envolve diretamente e somente os interesses econômicos.Entre os antagonistas do projeto de lei o mesmo ficou popularmente conhecido como #AI5Ambiental.

Após inúmeras discussões o projeto de lei sofreu a primeira derrota na Assembléia Legislativa, houve dois recuos importantes: o primeiro foi o fim da dispensa de licenciamento e o fim do licenciamento de obras estratégicas do governo.

“Em carta enviada ao governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), a superintendente estadual do Meio Ambiente (Semace), Lúcia Teixeira, apontou a existência de uma “evidente discordância” entre sua forma de trabalho e o pensamento de Cid Gomes.

Esse fato, segundo escreveu Lúcia, “desaconselhou” sua permanência no comando geral do órgão responsável pelos licenciamentos ambientais no Ceará. Apesar da cortesia formal no texto enviado a Cid, Lúcia usa tom de firmeza ao falar do desejo de exoneração. “Ocorre que mudanças e fatos recentes me levaram a uma profunda reflexão, da qual emergi com a certeza de que há uma evidente discordância de vossa excelência (o governador Cid Gomes) com o meu modo de trabalhar”, escreveu Lúcia, sem adicionar detalhes. Lúcia ficou no cargo até 27 jan. 2011.

A carta, foi a segunda escrita por Lúcia para Cid no mês de janeiro. Na primeira, enviada no dia 14 de janeiro, Lúcia já pedia exoneração.

A assessoria de imprensa da Semace informou que Lúcia Teixeira não fez referencias a Operação Marambaia ao falar com os servidores sobre sua saída. Essa informação foi publicada na última segunda no blog Eliomar de Lima. A assessoria também informou que Lúcia Teixeira não falará com a imprensa sobre o caso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário