sábado, 1 de maio de 2010

Maloca Sustentável. Uma casa de portas abertas para um futuro melhor.



Maloca é uma habitação extremamente simples, mas que debaixo do seu telhado de palmas secas é capaz de abrigar muita gente. Uma edificação que consome do meio-ambiente apenas o essencial para ser construída, e depois de pronta integra-se novamente à natureza. Aparentemente frágil, sua fortaleza está nos pilares que a ligam firmemente à terra. Sua beleza está em ser resultado da união de toda a aldeia, que com mãos e intenções fortes torna possível a coexistência harmônica numa casa sem divisões internas. E sua modernidade reside no fato de ser um verdadeiro laboratório vivo, onde ao calor do fogo vivências e saberes se aperfeiçoam e deixam de ser propriedades individuais, para tornarem-se patrimônio de todos.

O conceito de “sustentabilidade” foi instituído oficialmente pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de possibilitar o crescimento econômico com o mínimo de degradação ambiental. As abelhas, os pássaros, os peixes, as formigas, os orangotangos e as couves já nascem sabendo como suprir tranquilamente suas necessidades sem comprometer os recursos para as próximas gerações, mas a raça humana, de modo geral, ainda não evoluiu o suficiente para alcançar este equilíbrio.


Felizmente, existe quem compreenda que nosso consagrado modelo de evolução é justamente o oposto de sustentável e precisa ser repensado, caso contrário irá consumir totalmente bens naturais que não são inesgotáveis e dos quais a humanidade depende para continuar a existir. Algumas pessoas com este pensamento decidiram formar a Maloca Sustentável, um grupo de 15 amigos que amam nosso planeta e cansaram de assistir, impassíveis, à forma predatória como ele é explorado. Gente que trabalha no dia-a-dia com tatuagem, música eletrônica, propaganda, dança, artes plásticas, biologia, jornalismo, arte-educação e arte-terapia, mas encontra tempo para investir no sonho que une a todos: fazer do mundo um lugar melhor, através da transformação individual e da promoção de ações de conscientização ética, socioeconômica e ambiental.


A Permacultura, um conceito criado nos anos 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, é a palavra que sintetiza estes saberes, a vontade de proporcionar mudanças eco-lógicas e a busca de alternativas sustentáveis para a vida na cidade. E é inspirada em centenas de bem-sucedidas iniciativas permaculturais no Brasil e no mundo, bem como na lógica da cooperação e da solidariedade e princípios universais presentes em antigas tradições espirituais e sociedades indígenas, que a Maloca Sustentável define sua missão: trabalhar através de todos os meios disponíveis, com a utilização de ferramentas tecnológicas, abordagens lúdicas, ações práticas, fé, coragem e empreendedorismo, para semear um futuro melhor e contribuir com o florescimento de um novo mundo.

Um comentário:

  1. parabéns a todos que fazem parte do Maloca!!!
    se todos tivessem essa mesma conciência e colocassem em prática tais atituldes no seu dia a dia, o futuro do nosso planeta seria bem diferente!

    ResponderExcluir