terça-feira, 19 de outubro de 2010

I Jornada Permacultural do Ceará


Atividades nos municípios de Fortaleza, Sobral e Aratuba serão realizadas entre os dias 22 de outubro a 11 de novembro


A Permacultura se apresenta ao mundo como uma ferramenta para alcançar uma cultura de permanência, trabalhando em conjunto com a natureza para construir ambientes humanos sustentáveis. Acreditando nessa proposta, O Núcleo de Estudos e Práticas em Permacultura no Semi-árido – Neppsa - da Universidade Estadual do Ceará – UECE, em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará – Senac/CE, Instituto Nordeste Cidadania (INEC), Associação Civil Terrazul, Instituto de Ecologia Social Carnaúba, Rede Permanece, Associação Maloca Sustentável, UniGaia – Brasil e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), realizam a I Jornada Permacultural do Ceará, entre os dias 22 de outubro a 11 de novembro, com atividades nos municípios de Fortaleza, Sobral e Aratuba.


A Jornada se desenvolverá numa seqüência de eventos articulados entre os parceiros. Cursos, palestras, rodas de diálogo, visitas técnicas, entre outras atividades, fazem parte da programação. Todos os eventos acontecerão em torno da vinda do permacultor Skye Riquelme, com décadas de experiência internacional em educação, formação e consultoria em permacultura. Destaque para dois grandes cursos que serão facilitados pelo Permacultor: Curso de Design em Permacultura – PDC (72h) e Curso Avançado de Educação em Permaculturam (40h), sendo este último direcionado apenas para quem já fez o PDC.


Skye Riquelme



Além do permacultor Skye Riquelme, se fará presente também durante a Jornada, Stefano Soldati, Presidente da Academia Italiana de Permacultura e especialista em construção ecológica, que vai contribuir apresentando algumas de suas técnicas construtivas e mostrar um panorama sobre a permacultura na Europa.


De acordo com Luciana Campos, presidente da Associação Maloca Sustentável, a idéia da Jornada surgiu da articulação entre as diversas entidades que difundem no Ceará a prática da Permacultura. “Sentimos a necessidade de alcançar mais pessoas, de potencializar recursos, atingindo mais resultados na socialização da Permacultura. Através dessa jornada, pretendemos formar permacultores e educadores em permacultura que sejam multiplicadores em suas localidades e microregiões, suprindo, dessa maneira, uma lacuna existente na educação para a sustentabilidade no nosso estado”.


A solenidade oficial de abertura da Jornada acontece no dia 24 de outubro, às 19h no Senac Iracema, em Fortaleza, sendo aberta ao público. Na ocasião, será apresentado um vídeo-documentário sobre a linha do tempo e o estado d’arte da permacultura no Ceará.


Mais informações:


Skye Riquelme

Natural de Melbourne, Austrália. Máster em ''IESD''/Integrated EcoSocial Design (Design Integrativo de Sistemas EcoSociais) pela Gaia University International. Certificado em Design de Permacultura pelo Permaculture Institute (Austrália). Formação em Física Nuclear (Astrofísica) pela University de Melbourne/Austrália. Ministrou Cursos de Permacultura na Austrália, México, Japão, Kênia, África do Sul, Cuba, Inglaterra, Alemanha e Argentina. Residente por 10 anos em Crystal Waters Permaculture Village, considerada uma das três melhores do mundo por ser o melhor centro de experiências em Permacultura e Ecovilas da Austrália. Co-autor do livro "Manual for Teaching Permaculture Creatively" (Manual para Ensinar Permacultura Criativamente). Ministrou Curso Avançado em Facilitação de Ensinamentos para a Associação de Mestres de Permacultura nos Estados do leste dos Estados Unidos. Co-fundador da instituição Earthcare Enterprises, especializada em organizar e ensinar cursos de Certificado de Design de Permacultura, onde foi focalizador por 6 anos em mais de 30 cursos. Co-fundador e sócio da Geelong Permaculture Design Collective, consultoria em permacultura. Foi Diretor de Educação no Instituto de Permacultura do México difundindo suas técnicas por diversos estados deste país, onde viveu por cinco anos. Sócio fundador do Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal/IPCP, em Campo Grande-MS, onde viveu por oito anos, ministrando diversos cursos com comunidades rurais, quilombolas e indígenas. Sócio-colaborador do Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal e Mata Atlântica. Hoje atua pela UniGaia-brasil na área de Educação em Permacultura. Skye também é o criador do sistema UniMão de Aprendizagem em Permacultura.


Sobre a Permacultura


Conceito criado na década de 70, pelos ecologistas australianos Bill Mollinson e David Holmgren, a Permacultura acredita que cada ser humano deve ser responsável ambientalmente pela sua existência e deve se envolver cotidianamente em atividades de auto-produção dos aspectos da vida. Seguir esses princípios e os colocar em prática em tudo que nos rodeia, como abrigo, alimento, saúde, bem-estar, transporte, educação e energias sustentáveis, interagindo criativamente com a natureza e projetando, criando e gerenciando as nossas ações em hamonia com o meio ambiente, é o método de planejamento, atualização e manutenção de sistemas de escala humana ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.


Programação da Jornada:


Data

Atividade

23/10

Ciclo de Conversa acerca da Educação, Permacultura e Ecovila para a comunidade em geral;

Visita ao Núcleo Mestre Sidon, para troca de experiências com pessoas do Novo Encanto, em Sobral.

24/10

Cerimônia oficial de abertura da jornada, no auditório do Senac Iracema, em Fortaleza, com a apresentação da linha do tempo e do estado d’arte da permacultura no Ceará.

25 a 29/10

Curso de Educação em Permacultura, ministrado por Skye Riquelme, na UECE, evento promovido e organizado pelo NEPPSA. Palestra aberta ao público no Auditório Central da UECE com o tema a “Permacultura no contexto acadêmico dia 25/10.

30/10

Pic-nic permacultural na Praça da Gentilândia, concomitantemente com a Feira Agroecológica do Benfica. (manhã)

Visita-técnica à Comunidade de Sussuí, Quixadá, para conhecer o Projeto de Desenvolvimento e Integração Comunitária do Instituto Nordeste Cidadania – INEC (tarde)

01 a 11/11

Início do Curso de Design em Permacultura – PDC na Reserva Particular do Patrimônio Natural - Ecosítio da Cultura Permanente, no município de Aratuba, Maciço do Baturité.



Assessoria de Imprensa: Juliana Lacerda (85) 9999.4939

Nenhum comentário:

Postar um comentário