quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Seja um EcoAtivista, não um EcoChato ou EcoPoser


PARTE 2

Você deve ter notado que, na primeira parte deste texto, evitou-se dizer “faça, isso, faça aquilo”. Não por falta de sugestões, elas existem às pencas, mas porque o objetivo principal aqui, ao invés de lançar palavras de ordem ao vento, é induzir à reflexão que leva ao despertar de uma nova consciência. No entanto, existem dois erros clássicos cuja abordagem objetiva se faz necessária.

Não encha o saco das pessoas. Não faça EcoTerrorismo. Se a sua presença virar sinônimo de um dedo apontado e “Olha o que você está fazendo! Sabe as consequências disso pra natureza?”, ou mesmo ferozes olhares de reprovação, as pessoas vão começar a te evitar. Quando as pessoas são ideologicamente acuadas, agem instintivamente: fogem ou atacam. Adquira conhecimento, esteja disponível e faça com que seja um prazer trocar idéias com você.

Não dê uma de papagaio. Não faça EcoSPAM. Utilizando um exemplo prático: é anunciado um evento na área ambiental. Logo, centenas de pessoas começam a postar o link da notícia no Tweeter. Aí você vê e “retuíta”. Acontece que isso não é serviço nenhum. É mais do que provável que nem a pessoa que te mandou o link, nem você, nem aqueles que passaram sua mensagem adiante compareçam ao tal evento. Você acha que é um acontecimento relevante? Então vá e compartilhe depois as suas impressões. Ou simplesmente divulgue, se não puder ir, mas de maneira dirigida e pertinente. A EcoDivulgação deve sempre aproveitar os contextos da criatividade e da relevância.

Para abrir o bico com propriedade em defesa nos animais, das plantas e de novos hábitos de vida, além da sua própria evolução e do EcoSimancol, o legítimo EcoAtivista precisa munir-se de informações e investir sistematicamente na ampliação de seus conhecimentos, através de leituras, cursos, grupos de discussão, ações voluntárias, etc. Aqueles que se aventuram a percorrer essas trilhas, mesmo sem a preocupação de buscar seguidores ou reconhecimento, neste ponto da jornada já podem olhar para trás e enxergar o quanto progrediram. E quantas pessoas foram modificadas, por muito ou pouco que seja, graças às sementes plantadas ao longo do percurso. As maiores vitórias dos EcoAtivistas são alcançadas assim, passo-a-passo, através de pequenas conquistas.

Essa é uma viagem que pode levar a lugares e situações surpreendentes! A Maloca Sustentável, por exemplo, é o local de convergência de um grupo desses caminhantes. Um jardim onde o trabalho conjunto de profissionais da tatuagem, música eletrônica, comunicação, dança, artes plásticas, biologia, jornalismo, geografia, arte-educação, permacultura e bioconstrução já começa a dar seus primeiros frutos.

Prepare sua bagagem, dê os primeiros passos e siga confiante. Se as suas pegadas forem firmes, outros as seguirão. ;-)


Por Daniel Gandra



Um comentário:

  1. ATENÇÃO, TEXTO EM MANUTENÇÃO DEVIDO A PROBLEMAS NO SERVIDOR DO BLOGSPOT. EM BREVE, ELE ESTARÁ NA FORMATAÇÃO ADEQUADA. ;-)

    ResponderExcluir