quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


A busca de novas alternativas para diminuir o déficit habitacional de países em crescimento como Brasil, e a demanda por tecnologias construtivas cada vez menos agressivas e degradantes ao meio ambiente foi o que impulsionou o trabalho dos construtores de uma casa recém construída nos EUA.

A habitação construída na cidade de Ashville, no estado Americano da Carolina do Norte, tem 315 metros quadrados e foi feita a partir da fibra vegetal do cânhamo, extraída da Cannabis, popularmente conhecida no Brasil como Maconha.

Não se trata exatamente da mesma Cannabis usada para fins recreativos e que contém grande quantidade de THC( princípio psicoativo do vegetal), essa na verdade é uma variedade industrial e que tem um teor baixíssimo do Tetra-Hidro-Cannabinol (THC).Este tipo de canhamo é usado há séculos para produzir tecidos, cordas e também material de construção. O papel onde foi escrita a constituição americana e as velas das embarcações que trouxeram Cabral ao Brasil eram feitos com maconha.

A mistura das fibras da planta com cal e água resultam no Hemcrete (o betão). É difícil encontrar material melhor para uma construção sustentável. Para começar é neutro em gases do efeito estufa, porque, ao ser desenvolvido, o cânhamo sequestra carbono numa proporção de 22 toneladas por hectare plantado. Também cresce rápido e é simples de cultivar. O resultado é um material barato e durável — uma ótima herança para filhos, netos, bisnetos, etc. — com vida útil estimada entre 600 e 800 anos. Não tem qualquer tipo de toxina. Segundo o construtor, nenhuma outro material mantém o ar da casa tão puro.

Mas por ser uma variedade de Cannabis, o canhamo industrial sofre preconceitos. Mesmo sendo inapropriado para a produção da droga, o seu cultivo é proibido nos EUA, o mesmo país onde 19 estados já legalizaram a produção de maconha medicinal, aceita como tratamento complementar de doenças em que é preciso aliviar a dor ou aumentar o apetite do paciente. Para construir esta casa, foi preciso importar a matéria-prima da Europa.

Além da estrutura de canhamo, a casa de Ashville usa outros materiais sustentáveis. O principal é o PurePanels, usado em paredes e portas e produzido 100% com pasta de papel reciclado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário