sexta-feira, 15 de julho de 2011

Movimento Transition Towns – A transição continua…

No sábado do dia 02 de julho, aconteceu o 3o encontro do grupo iniciador do movimento Transition Towns (Cidades em Transição) em Fortaleza. A reunião aconteceu na praia da Abreulândia, que fica próxima ao bairro da Sabiaguaba. Após o curso realizado em maio desse ano, na ONG Cura do Planeta, um grupo grande de interessados em fazer acontecer o movimento vem se reunindo para realizar vivências junto às comunidades e discutir os próximos passos rumo à transiçao.

A primeira reunião aconteceu em 04 de junho de 2011, às vésperas do Dia Nacional do Meio Ambiente, aliando-se a programação proposta pelo Grupo de Consumidores Responsáveis do Benfica. Após uma conversa fluida e produtiva na casa do Zé Albano, seguiram-se atividades envolvendo o plantio de nativas de manguezal – com direito até a banho com argila terapêutica -, construção de canteiros na comunidade, e fechando no “Cine Duna”, com a mostra do filme “O Homem que Plantava Árvores”, exibido nas dunas da Sabiaguaba, no cair da tarde. Segundo João Lucas Castanha, “o melhor cinema da cidade”. E assim se deu o pontapé inicial da transição.


O segundo encontro realizou-se na tarde do dia 11/06, na Gereberaba, mais precisamente no terreiro da Dona Maria e Seu Valdemar, onde foi feito um belo trabalho com a comunidade, com oficinas de transformação de lixo em arte, e com o plantio e tratamento de mudas.

Assim, crianças viram garrafas pet virarem lindas borboletas, peixes, carrinhos, tartarugas, jarrinhos e lâmpadas, “que ascendiam nossas idéias de como muito pode ser feito sem precisar ir pro lixo”, como bem disse Marisol Albano, companheira de transição. E completou: “a tarde foi caindo deixando a paisagem ainda mais linda, e os corações cada vez mais felizes e sincronizados batendo juntos de alegria por sentir tanta sintonia de luz, de cura, de amor e amizade, anunciando essa linda rede que se forma, de pessoas fortes - guerreiros na luta pela transformação desse pedacinho especial da cidade.”


Na Abreulândia, o encontro foi na sede da Associação Náutica Desportiva da Abreulândia – ANDA, onde houve um debate sobre os esportes náuticos e o meio ambiente, sendo destacado a potencialidade que aquela região tem para as práticas do surf, kite surf e stand up paddle. O adepto dos esportes Flávio, contou a interessante história do Stand Up, e mostrou vídeos e imagens da prática do esporte no local, descortinando lugares paradisíacos nas nossas redondezas, completamente desconhecidos pela grande maioria dos fortalezenses.


Após o debate houve uma oficina de produção de sabão ecológico, ministrada pelo companheiro JB ABREU. O sabão é feito com o óleo de cozinha depois de usado, que atualmente é despejado no esgoto, que por sua vez desemboca no mar, gerando impacto ambiental de considerável relevância naquele verdadeiro mosaico de unidades de conservação.


A criação de uma fábrica de sabão ecológico é um projeto de desenvolvimento local, que promoverá geração de emprego e renda pra população, ao passo que contribuirá para a preservação do meio ambiente, evitando que todo o óleo produzido pelas barracas de praia seja despejado na natureza. Os materiais utilizados para a produção do sabão atualmente são improvisados e em pouca quantidade, sendo portanto muito bem vindos apoios financeiros, doações de aparelhos e demais utencílios necessários no processo, que é bastante simples.


Findando o tarde, fizemos um círculo de conversa sobre a necessidade de se trabalhar a Linha do Tempo contruída na ocasião do curso, sendo enfatizado que o grupo está sedento por ações mais ousadas em direção à transição, e precisando estabelecer os principais pontos e estratégias para alcançar os objetivos traçados. Para isso, foi marcado o próximo encontro para o dia 23 de julho, onde será pontuado o que pode ser iniciado a partir de agora, liberando a evidente energia de ação deflagrada nos primeiros dez anos da Linha do Tempo.


Ao mesmo tempo em que se revelou a ânsia de de se pôr em prática ações de maior peso e amplitude, percebemos que o processo estava acontecendo de forma natural e gradativa, considerando que este era apenas o terceiro encontro do grupo, e que é igualmente importante esse passeio pelas comunidades, o reconhecimento de suas características, dificuldades e potencialidades, e o contato com a sua gente.



O encontro findou com os últimos raios de sol, em uma grande roda de esperança e aconchego entre todos que se faziam presentes, momento em que houve a doação de duas pranchas e alguns coletes de surf para a ANDA, que foram entregues simbolicamente para a atleta profissional Nayara Silva, moradora da Abreulandia, campeã brasileira de surf e orgulho dos surfistas da comunidade.

As pranchas foram doadas em homenagem ao Magão, um guerreiro de luz que foi fundador e instrutor da escolinha de surf “Magic Surf” e era também membro da ANDA, quando fez a sua partida inesperada em março desse ano. A ida do Magão deixou muita tristeza e vazio, mas também a importante missão de dar continuidade ao seu trabalho e ajudar na concretização do seu sonho que agora também é nosso: promover o desenvolvimento do esporte na região e ver a comunidade, ONG’s, sociedade civil, poder público e universidades se unirem em prol do crescimento sustentável daquele pequeno paraíso, abençoado por Deus e bonito por natureza.

Todos são bem-vindos nessa luta de paz.





Um comentário: