quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Pegada Ecológica


Você sabe o que é Pegada Ecológica? Em decorrência da crescida abordagem dos temas sobre o aquecimento global e o consumo consciente, vários termos têm sido criados e/ou ganhado força. Pegada Ecológica ou Ecological Footprint, em inglês, é usado no mundo inteiro como um indicador de sustentabilidade ambiental.

A expressão é usada há mais de uma década e ajuda a nos alertar o quanto as sociedades tecnológicas e modernas são impactantes ao nosso Planeta. A Pegada de países desenvolvidos costumam ser bem maiores que as de países em desenvolvimento. O indicador refere-se especificicamente à quantidade de terra e água necessárias para sustentar a sociedades, seus cidadãos, suas máquinas, hábitos e necessidades. Calcula-se que precisaríamos de 3 Planetas Terra para suprir a necessidade de nossa sociedade atual.

Essa campanha feita pela WWF chama atenção para a importância de estarmos diminuindo nossa pegada ecológica. No site pegadaecologica você pode calcular a sua pegada e ver dicas de como diminuí-la e viver de forma mais sustentável! Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário