quinta-feira, 10 de junho de 2010

Percursos Urbanos

Amigos,
toda tarde de sábado desde 2003, o Percursos Urbanos sai do Centro Cultural Banco do Nordeste num ônibus com seus passageiros e o mediador q prepara junto a nós um roteiro q terá como fio contudor sua pesquisa q pode ser popular ou acadêmica, rumo a mais uma incursão pela cidade de Fortaleza.
Eis q vos convido mais uma vez para conhecer...

A Nossa Cadeia do Lixo
Dia 12, sábado, 15h às 18h30
Na calada da noite, quando sonhamos, alguém passa nas portas de nossas casas, recolhe nosso lixo e leva pra bem longe. Em algum momento que nós não nos damos conta, alguém “invisível”, passa e recolhe cada papel, lata, garrafa, chicletes mastigados, enfim, restos, coisas que descartamos ao longo de nossos caminhos. Mas, e se acaso algo nos desperta a curiosidade sobre estes restos inúteis? De onde eles vem? Pra onde eles vão? E se acaso eu, decido me responsabilizar pelos impactos que minha própria existência produz? Esta tarde descobriremos quais os reais perigos que provocamos na cidade com nossos restos e estilo de vida. Como e onde trabalham as pessoas que estão envolvidas profissionalmente com esta cadeia invisível e quais as possibilidades seguras, reais e eficientes para nosso lixo.
Saindo do centro, vamos percorrer alguns pontos de Fortaleza, observando e aprendendo sobre como poderemos transformar o incômodo perigoso que é o lixo, em coisas não ofensivas, úteis e até mesmo produtivas. Aprenderemos juntos a entender o problema do lixo, a separá-lo e a destiná-lo para a reciclagem de maneira segura e eficiente, reduzindo os impactos ambientais e ao mesmo tempo ajudando no sustento de muitas pessoas.
Mediadores: Mario Fraga, Agrônomo, Ecólogo, Permacultor e Maria Eugênia, Jornalista
Participantes: Interessados em geral, mediante inscrição
Ponto de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste.
Inscrições: A partir de 08/06, na recepção do CCBNB+ Informações: 85 3464 3108 (Recepção) 85 8755 5935 (Produção)

Um comentário:

  1. Que texto bacana! Dá pra imaginar tudo acontecendo... o tal lixo que de repente 'desaparece'! Será que foi abdusido por Et´s? Ou um mágico veio até a minha porta na madrugada? Quando percebemos que ele não desaparece, que ele bate na beira da praia, que ele cai num leito de rio, ou que ele só é relocado para longe dos nossos olhos, aí não tem como fugir a responsabilidade que temos com ele. O lixo é nosso! Conteúdo, embalagem e o que há de ser feito com ela. Ouvi esses dias:
    "DE TUDO QUE PRECISO, QUERO O QUE NECESSITO. DE TUDO QUE NECESSITO, QUERO POUCO".
    A citação foi feita por um papa, cujo nome esqueci, mas o dito cujo já sabia muito sobre os 4 R´s :)

    ResponderExcluir